Professora da Universidade Ceuma recebe Menção Honrosa
Professora da Universidade Ceuma recebe Menção Honrosa
A Promotora de Justiça, escritora ludovicense e professora da Universidade Ceuma, Dra. Ana Luiza Almeida Ferro, recebeu o certificado de Menção Honrosa do Prêmio Pedro Calmon do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHBG, no Rio de Janeiro, no dia 18 de março. O prêmio deu-se em razão do livro 1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (Curitiba: Juruá, 2014).
A publicação tem prefácios dos historiadores Lucien Provençal, Vasco Mariz e Antônio Noberto e apresentação do Prof. Wilson Ferro, e traz uma abordagem histórica sobre a França Equinocial no Maranhão e a fundação de São Luís em 1612, focalizando desde os seus antecedentes até os primeiros anos que se seguiram à expulsão dos franceses do norte do Brasil, baseada em pesquisa de quase três anos.
A obra concorreu com livros de pesquisadores de outros estados brasileiros e do próprio IHGB e foi indicada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), de que Ana Luiza Ferro é membro.
A obra premiada também tem uma edição europeia sob o título 1612: os franceses na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (Lisboa, 2014). Autora de vários livros, Mestre e Doutora pela UFMG, a Professora Ana Luiza também recebeu um prêmio literário internacional no ano passado ao obter o segundo lugar no Premio Poesia, Prosa ed Arti figurative, Sezione Stranieri, Libro edito in portughese, promovido pela Academia Internazionale II Convivio, da Itália, pelo livro Quando: poesias, bem como foi entrevistada em 2010 no Programa do Jô, da Rede Globo, pela obra Crime organizado e organizações criminosas mundiais.