Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

31 de julho de 2015, 14:51 - Por Conteudo Digital

Professores do Curso de Engenharia Ambiental aprovam  projeto na FAPEMA

Professores do Curso de Engenharia Ambiental aprovam  projeto na FAPEMA

O co-orientador, Prof. Dr. Flávio Henrique Reis Moraes e o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Paulo Cesar Mendes Villis.

Professores do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma tiveram projeto de pesquisa aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA).

O projeto apresenta o tema “Compósito cerâmico SiO2/Cgrafite/nSm2O3 como sensor eletroquímico de agrotóxicos em amostras ambientais”. A proposta visa equipar e integrar o Grupo de Gestão e Qualidade Ambiental reforçando os estudos de compósitos cerâmicos, como uma nova geração de sensores eletroquímicos e dispositivos adsorventes seletivos. Neste projeto, trabalharemos com materiais sintetizados com nanopartículas e também, elementos chamados de terra rara.

Segundo o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Paulo Cesar Mendes Villis, do Curso de Engenharia Ambiental, “A principal motivação para o desenvolvimento deste projeto baseou-se no desenvolvimento de sensores eletroquímicos, utilizando como referencias estas moléculas poluentes (resíduos de agrotóxicos e subprodutos), coletadas em amostras provenientes de áreas agrícolas, localizadas na Baixada Maranhense (BM), na Região Norte do Estado do Maranhão/MA”, afirmou.

O Prof. Dr. Paulo Villis explicou a importância deste projeto de pesquisa para a Universidade Ceuma. “A pesquisa é a grande alavanca precursora nas instituições de Ensino Superior. A importância do projeto está na produção científica e no fortalecimento do Grupo de Pesquisa “Gestão e Qualidade Ambiental”, do curso de Engenharia Ambiental e, concomitantemente, o prestígio e a visibilidade do grupo e da pesquisa na instituição, no seu objetivo primeiro: Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Sob a coordenação do proponente, Prof. Dr. Paulo Cesar Mendes Villis e co-orientação do Prof. Dr. Flávio Henrique Reis Moraes, a execução desse projeto resultará em colaborações científicas tanto interdisciplinares, quanto entre Instituições, como a UFMA e a UFRGS.