Projeto em parceria com Universidade CEUMA ganha prêmio de mais IDH
A Rizipiscicultura é a integração da piscicultura dentro da cultura do arroz que foi inventada pelos antigos chineses. É um sistema de produção sustentável que reduz o uso de agrotóxicos e aumenta a renda na propriedade.
Esse projeto vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores Dr. Chrisotph Gehring do programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UEMA e o Agrônomo Raimundo Reginaldo Soares Santos, em parceria com o grupo de pesquisa do Laboratório de Ciências do Ambiente, do curso de Engenharia Ambiental da Universidade CEUMA coordenado pelo professor Dr. Flávio Moraes.
Segundo o professor Flávio Moraes, este prêmio é muito importante para nosso grupo e para a divulgação da Rizipiscicultura no Maranhão, “pois há mais de cinco anos estudamos a maioria dos indicadores Físico-químicos e Bióticos, objetivando aprimorar o sistema, que segue princípios ecológicos de sustentabilidade agrícola, diminuindo o uso de agroquímicos, na produção de arroz associado ao peixe, além de garantir a segurança alimentar e nutricional, principalmente para a agricultura familiar no Maranhão”.
O prêmio Mais IDH é uma iniciativa do Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, SECTI, e teve como objetivo reconhecer e valorizar o papel da ciência e dos pesquisadores maranhenses empenhados em melhorar a realidade do IDH no Estado.
A entrega do prêmio ocorreu durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.