Projeto “Médicos do Brasil” leva alunos de Medicina ao interior do Estado
Desde janeiro de 2014, professores e alunos do Curso de Medicina vêm prestando serviço em atenção básica em saúde à população dos municípios de Paulino Neves, Tutoia, Água Doce e Barreirinhas no interior do Estado. O atendimento é feito em parceria com a Secretaria de Saúde de Paulino Neves e faz parte do projeto Médicos do Brasil da Universidade Ceuma, idealizado pelo coordenador do Curso de Medicina, Prof. Ivan Figueiredo.
Durante dois dias na semana, o médico e coordenador do Curso, Prof. Ivan Figueiredo, e mensalmente, o psiquiatra e professor, Ruy Palhano, juntamente com alunos do último período do Curso de Medicina, realizam atendimento na sede e povoados dos municípios.
“Atuamos em Unidades Básicas de Saúde na sede e em povoados do município, dois dias da semana: quarta-feira de manhã e de tarde e quinta-feira pela manhã. Para participar das atividades os acadêmicos precisam estar cursando a partir do 8° período, para já ter tido acesso aos conteúdos de Dermatologia que, junto com a Clínica Médica, constituem as áreas de atuação dos atendimentos” declarou o Prof. Ivan Figueiredo.
O Professor explicou como se dá a logística do curso. “A cada viagem vão comigo dois alunos. O transporte, alimentação e hospedagem são assumidos pela Secretaria de Saúde de Paulino Neves. Saímos daqui às 2 horas da manhã da quarta-feira para estarmos em Paulino Neves, por volta das 7h30m, e iniciamos os atendimentos por volta das 9 horas, indo até às 16h30m com intervalo de 1h30m para o almoço”, disse.
O acadêmico Nilo Arouch falou sobre da importância do aprendizado durante os atendimentos. “Ter a oportunidade de participar do Projeto Médicos do Brasil, com o Dr., Professor Ivan Figueiredo, foi algo ímpar na minha vida. São dois dias por semana que podem parecer pouco, mas que são de muito aprendizado teórico e prático, e que foram de grande valia para minha formação médica, pois pudemos exercer também a nossa humanidade e ter a certeza de estar levando ajuda à aqueles que são tão necessitados