Rede de Bibliotecas promoverá Treinamento da Base de Dados vLex
Rede de Bibliotecas promoverá Treinamento da Base de Dados vLex
A Rede de Bibliotecas da Universidade Ceuma promoverá no dia 10 de setembro, das 11h às 12h, no laboratório de Informática I, no Campus Renascença, o Treinamento da Base de Dados Jurídica vLex.
O treinamento será direcionado para docentes e discentes da Universidade Ceuma e abordará conteúdos como discussão sobre a abrangência das bases de dados e do conteúdo da vLex, introdução à interface vLex, pesquisa simples na vLex, pesquisa avançada na vLex e tradução dos termos de pesquisa, como usar e traduzir um documento na vLex e tempo para dúvidas e outros questionamentos.
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas com as bibliotecárias da Rede, no período de 03 a 09 de setembro. No dia 09/09 será divulgada a lista dos 30 inscritos no site.
Saiba mais
A base de dados jurídica vLex oferece uma grande biblioteca jurídica online e seu conteúdo inclui jurisprudência, legislação, doutrina jurídica, revistas, e-books, enciclopédias, dicionários, jornais destacados da imprensa mundial e modelos de contratos e peças processuais. Todo este conteúdo é acessível através de um portal de busca amigável e de rápido acesso.
As publicações são provenientes de mais de 130 países e totalizam mais de 100 milhões de documentos, abrangendo mais de 5500 livros jurídicos e mais de 1500 periódicos, incluindo obras de editoras brasileiras renomadas, como a LTr, Malheiros e Mundo Jurídico, sempre na edição mais atual.
A base disponibiliza, ainda, códigos e leis atualizados e compilados manualmente pelos documentalistas da vLex, sendo, por exemplo, 616 textos legislativos do Brasil (incluindo Constituição, Códigos e leis com força de código), 438 da Argentina, 46 da Itália, etc… Um tradutor potente pode ser usado para encontrar o termo correto da pesquisa em 13 idiomas.
Como acessar?
Para acessar, basta os usuários que estiverem dentro da Universidade entrar na vLex através do link: http://vlex.com/account/login_ip
Uma vez na base, os usuários poderão criar uma conta individual (vinculada à instituição) com nome de usuário e senha pessoais. A partir daí, eles acessarão a vLex em qualquer lugar (e de qualquer dispositivo, incluindo tablets e smartphones) entrando em app.vlex.com, com o nome de usuário e senha criados.
Mas lembre-se: o primeiro acesso de qualquer usuário à base precisa ser feito de dentro da Universidade Ceuma para o reconhecimento de IPs.
O link Vlex está disponível no site da Universidade Ceuma na área http://www.ceuma.br/sitenovo/servicos/biblioteca/bibliotecas_periodicos.asp
Anote na agenda:
O quê
Treinamento da Base de Dados Jurídica vLex.
Quando
Dia 10 de setembro, das 11h às 12h.
Onde
Laboratório de Informática I – Campus Renascença.