Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

17 de novembro de 2016, 17:19 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Reitor e Pró-Reitor de Graduação avaliam qualidade com líderes de turma 

No Auditório Josué Montelo, nessa quinta, 16 de novembro, a informalidade e a objetividade pontuaram a reunião com líderes de turmas e coordenadores de cursos do campus Renascença. O Reitor, Professor Me. Saulo Martins, acompanhado pelo Pró-Reitor de Graduação, Professor Dr. Ricardo Daher, alinharam ponto a ponto o questionário de Qualidade do Programa “Fale com a Uniceuma”. O objetivo é medir o grau de satisfação e importância atribuídos pelos alunos e esse resultado vai complementar outra pesquisa  que eles mesmos já começaram a fazer em sala.

As duas ferramentas integram o trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CAP) que pretende  fazer avaliações semestrais a partir de 2017 .  O questionário toma dois parâmetros, Satisfação e Importância, e indaga sobre três áreas: vivência acadêmica, corpo de professores e infraestrutura. Abrange dez quesitos e para cada um deles os líderes deram conceitos de 1 a 5 nos dois parâmetros e em cada área. ‘O propósito é que ano que vem, o encontro com vocês traga resultados,  mudanças, os avanços que conseguirmos a partir desse de hoje”, explicou o Reitor.

Antes de abrir para os questionamentos dos líderes, eles tiveram vinte minutos para responder as questões. Um dos itens levantados foi quanto a eventuais  dificuldades de relacionamento com professores em sala de aula. O Reitor esclareceu que já existe o NADD (Núcleo de Assistência ao Docente e ao Discente) que atua nesse tipo de ocorrência. “O que pode acontecer é que, talvez, muitos de vocês não conheçam o Núcleo, mas foi criado para isso também”, argumentou.

O questionário elaborou perguntas no modelo de pesquisa qualitativa. nas quais o ponto de vista, a perspectiva,  a opinião do aluno, no caso, é o que define as informações que serão analisadas e tabuladas.  Além das questões qualitativas, os líderes tinham um espaço de linhas em branco para indicar ou detalhar pontos que julgam críticos, sem a obrigatoriedade de se identificarem.