Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

16 de junho de 2015, 16:52 - Por Conteudo Digital

Seminário discutiu Consórcios Públicos Multifinalitários na área de saúde

Seminário discutiu Consórcios Públicos Multifinalitários na área de saúde

A Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais (Conaci/BR), junto com os seis consórcios públicos multifinalitários do Maranhão, em parceria com a Secretária de Estado da Saúde e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, realizou no dia 09 de junho no auditório da Universidade Ceuma do Campus Anil, o Seminário Maranhense sobre Consórcios Públicos Multifinalitários na área de saúde.

O encontro que teve a presença de prefeitos, secretários de saúde e técnicos de 28 municípios maranhenses, foi o primeiro contato entre os consórcios públicos e a nova gestão do Governo do Estado, representado pelo secretário Estadual de Saúde, Dr. Marcos Pacheco. Também participou do seminário a representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Neyde Glória Garrido.

O objetivo do evento foi desencadear novos encontros para pactuação entre os municípios consorciados, o Governo Estadual e o Governo Federal sobre ações e serviços de saúde compartilhados regionalmente.

A coordenadora de Planejamento do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), Sra. Magda Gonçalves, ressaltou sobre a importância da ocasião “Em função das experiências que se tem no país na área da saúde, o encontro foi o início de uma discussão que levanta a possibilidade de se desenvolver no estado um ou mais arranjos de consórcios na perspectiva de melhorar a qualidade de vida e a atenção à saúde da população do Maranhão”, disse.

Ao fim do evento, ficou marcado um segundo momento de discussão para o dia 7 de julho, no qual um prefeito e um secretário de cada um dos consórcios públicos se reunirão com o secretário Dr. Marcos Pacheco para discutir quais as propostas de arranjos de saúde serão desenvolvidas no Estado.