Um ano de Universidade Ceuma
O ano de 2012 foi muito importante para a Instituição, por conta da sua transformação em Universidade. O Ministério da Educação (MEC), por decisão unânime do Conselho Nacional de Educação (CNE), conferiu o status de Universidade ao Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), que passou a se chamar Universidade Ceuma.
Nesta quarta-feira (27), comemora-se um ano com o título de Universidade. Durante todo o ano de 2012, a Universidade Ceuma cumpriu algumas metas durante seu primeiro prazo de credenciamento. Entre elas, manter os programas de mestrado e doutorado atualmente em funcionamento; ampliar a oferta da pós-graduação stricto sensu por meio de mais um curso de mestrado; fortalecer grupos de pesquisas cadastrados no CNPq; favorecer a inclusão de docentes pesquisadores vinculados a agências de fomento; aumentar a quantidade de professores Mestres e Doutores e a quantidade de horas dedicadas a atividade extraclasse (pesquisa, extensão, orientação etc); criar novos cursos de graduação, entre outras atividades desenvolvidas.
Atualmente, os números da Universidade Ceuma impressionam: mais de 17.000 alunos distribuídos em mais de 33 cursos oferecidos em vários campi, dentro e fora do estado.
A Universidade Ceuma nasceu em 1989, por iniciativa privada, e alcançou tal nível vivenciando um intenso processo de crescimento quantitativo e profundo aperfeiçoamento qualitativo.
Por fim, no ano em que comemoramos 23 anos de Fundação, os maranhenses foram presenteados com a implantação de um novo campus na cidade de Imperatriz, o que irá proporcionar o desenvolvimento das pesquisas aplicadas, maior excelência no processo de ensino e aprendizagem e mais força aos programas de responsabilidade social.
Esse ano de 2013 já chega cheio de melhorias e perspectivas para que possamos crescer ainda mais.