Universidade Ceuma dispõe de novo laboratório de Engenharia
Universidade Ceuma dispõe de novo laboratório de Engenharia
Desenvolver atividades de ensino através das aplicações teóricas-práticas. Essa é a função do mais novo laboratório da área de Engenharia da Universidade Ceuma. Criado no segundo semestre de 2014, o Laboratório de Materiais abrange os cursos de Engenharia Ambiental, de Petróleo, Produção, além de Arquitetura e Designer. O espaço, localizado próximo ao prédio de Arquitetura do campus Renascença, é coordenado pelo Prof. Dr. Wener Santos.
O Laboratório de Materiais tem como objetivo conscientizar os alunos das Engenharias sobre a importância do conhecimento técnico-cientifico dos materiais na construção civil, topografia, hidráulica e processos produtivos, especificamente na área de tecnologia de materiais e da utilização das respectivas normas técnicas, tornando o aluno capaz de realizar dosagens, ensaios gerais e interpretar seus resultados.
Todos os alunos, do primeiro ao último período, podem integrar-se ao laboratório. Para participar, basta ir ao laboratório onde será discutido com os professores e os técnicos sobre a ideia do projeto que o acadêmico visa desenvolver, e com isso, é direcionado ao aluno a sua pesquisa e/ou pratica.
“Alunos que ainda não chegaram ao 5º período farão experimentos laboratoriais sem projetos, isto é, não são obrigados a elaborar um projeto de pesquisa. Já os alunos acima do 5º período farão os devidos experimentos com um prévio projeto, sendo obrigatório.”, explica o coordenador do laboratório, Prof. Dr. Wener Santos.
Nesse espaço, os acadêmicos desenvolvem atividades para ensaios de concreto e solos, processos produtivos e topografia. Eles são monitorados pelos próprios alunos da Instituição, acima do 4º período, além do coordenador e de professores. O espaço funciona das 8h às 21h30.
Em novembro, mais de 60 alunos do campus Imperatriz, dos cursos de Engenharia Civil e de Produção, participaram da segunda edição do Congresso de Inovação, tecnologia e Sustentabilidade. Além de interagirem com a programação do Congresso, os alunos puderam visitaram as instalações do Laboratório.
“Agradeço aos Prof. Saulo Martins e ao Vice-Reitor Sergio Tavares por terem atendido ao nosso pedido e disponibilizarem esse local para melhoria no aprendizado dos nossos alunos. Os acadêmicos tendo acesso a esse espaço durante a graduação, executarão de forma correta os processos que encontrarão no mercado de trabalho. A prática só vem complementar o que foi visto em sala de aula. Nós queremos dar o melhor e ajudar na formação de um profissional competente”, destacou o docente.