Universidade Ceuma em parceria com a Fematri e CBTri realizam curso de Arbitro
Com o objetivo de capacitar futuros árbitros para atuarem em competições nacionais de Triathlon, a Universidade Ceuma, em parceria com a Federação Maranhense de Triathlon (Fematri) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), promoveu, nos dias 17, 18 e 19, o Curso de Oficiais Técnicos de Triathlon Nível 1 no Campus Renascença.
Na ocasião, estiveram presentes o superintendente da CBTri, Roberto Menescal; a profa. Ma. Daniela Flexa e o prof. Me. Fabiano Furtado, coordenadores do curso de Educação Física; e o Presidente da Fematri, Betinho Menezes. O curso teve como público-alvo estudantes e profissionais da área de Educação Física e afins.
A palestra foi ministrada por Roberto Menescal, árbitro olímpico International Triathlon Union (ITU) nível 3, que é um dos mais conceituados oficiais técnicos internacionais do mundo. Ele atuou nas Olimpíadas do Rio e Londres, Jogos Pan-Americanos, Jogos Sul-Americanos e inúmeros Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo de Triathlon.
No primeiro momento, o palestrante explanou sobre o contexto histórico, as regras e a filosofia do Triathlon. Também discorreu sobre a estrutura da modalidade e os princípios que norteiam os eventos. Mostrou, com vídeos, como se dá a modalidade na prática, as penalidades e as condutas que o atleta do Triathlon deve ter.
Para Roberto Menescal, o objetivo do curso é preparar os alunos que queiram entrar no mundo do Triathlon e atuar em diversos segmentos do esporte.
“Nós preparamos os oficiais técnicos que irão atuar com a parte de regras, além de auxiliar na preparação dos eventos. Por isso que temos enfatizado tanto que o técnico de Triathlon é um árbitro servidor e que a nossa intenção é auxiliar o atleta para que ele tenha uma experiência mais agradável possível durante a competição”, explicou.
Betinho Menezes, presidente da Fematri, também falou da importância de fomentar o Triathlon no Maranhão e divulgá-lo.
“A importância de trazer um curso como esse para as universidades é divulgar a modalidade por meio de palestras, cursos, para que tanto os futuros profissionais quanto o profissional da área de Educação Física olhe para o esporte como um meio de crescimento e de trabalho”, disse.
O Coordenador do curso de Educação Física, prof. Dr. Fabiano Furtado, ratificou sobre a importância da oficina para os alunos e para o curso.
“A proposta do curso é justamente propiciar cada vez mais conhecimento e prática sobre o Triathlon aos futuros profissionais da área de Educação Física e fomentá-lo, bem como os que já atuam, uma vez que esse esporte se expande, a cada dia, em nosso Estado”, esclareceu.
A certificação da oficina será emitida pela CBTri; os aprovados, na parte teórica e prática, receberão o título de oficial técnico CBTri nível 1 e serão integrados ao quadro de árbitros CBTri. Os participantes terão a oportunidade de fazer a avaliação prática no começo do próximo mês, em uma competição de Duathlon, com o acompanhamento de árbitros da CBTri.
O curso também servirá como pré-requisito para os cursos de Oficiais Técnicos Internacionais da ITU.