Universidade Ceuma firma elo pedagógico com a Fundação da Memória Republicana Brasileira
No fim do ano de 2013, o coordenador geral do campus da Cohama, Prof. Sylvio Rogério e a presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), Sr.ª Anna Graziella Santana Neiva Costa, reuniram-se para tratar sobre o interesse do curso de Pedagogia da Universidade Ceuma em firmar parceria com a Fundação, buscando integrá-la como campo de estágio, a fim de que os alunos do Curso possam atuar em projetos de reforço escolar com crianças das comunidades em torno do Convento das Mercês (sede da Fundação).
A partir de então, reuniram-se gradativamente com o intuito de traçar um Projeto. Em decorrência desses encontros, surgiu a oportunidade do curso de Terapia Ocupacional também estar atuando nesse projeto, tendo em vista que já estão sendo realizadas atividades na Brinquedoteca do campus Cohama, com alunas desse curso, orientadas pela Prof.ª Ozíris Carolina. Além de firmarem parceria com o prof. Josimar Praseres, do Curso de Educação Física.
Para a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Docente, Prof.ª Me. Melanie Polary, essa parceria constitui-se em integrar a Universidade, promotora de ação educativa, e a comunidade, através de intercâmbio de saberes e da articulação de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. “O Estágio em licenciatura é muito especial e diferencia-se daqueles destinados aos cursos de bacharelado, pois se direciona aos futuros educadores, que, no ensino básico, constituem o alicerce para a formação de profissionais de todas as categorias e, principalmente, daqueles que exigem formação acadêmica. É através do Estágio Supervisionado que o saber fazer e o saber teórico se concretizarão. Nele, o aluno vivenciará o seu papel, onde a sua identidade profissional é gerada, construída e elaborada”, afirmou.
“Atuaremos na Fundação com alunos de Pedagogia e de Educação Física, de terça a quinta, nos turnos matutino e vespertino. Pedagogia entra com as aulas de Reforço Escolar em Português e Matemática, para crianças de 06 a 12 anos; Educação Física, com atividades recreativas e Terapia Ocupacional, com ações na Brinquedoteca a ser criada na Fundação sob a orientação das professoras Melanie Polary, Márcia Valeria e Ozíris Carolina”, afirmou a coordenadora do curso de Letras, Prof.ª Me. Mekaele Frota.