Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

1 de abril de 2014, 17:39 - Por Conteudo Digital

Universidade Ceuma firma nova parceria para ampliar mobilidade acadêmica

DSC_0419

Denilson Cunha, Bruno Anderson, a coordª. do Núcleo de Relações Internacionais, Profª Drª. Elizabeth Fernandes; reitor, Prof. Me. Marcos Barros, Mayara Araújo, Bruno Campelo e Misael Mendes Rocha Júnior

Associar os estudos a uma experiência no exterior faz parte do sonho de muita gente. A mobilidade acadêmica tem diversos benefícios e marca muito a vida dos participantes. Muitas instituições de ensino superior têm convênios com instituições de outros países para o intercâmbio entre seus alunos, a exemplo da Universidade Ceuma que participa de programas como o Ciências sem Fronteiras, Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas, do Santander. Tem parceria com a Via Mundo, com a  escola de idiomas E.S.L (English as a Second Language) e, recentemente, firmou uma nova parceria com o Programa Top España também do Santander Universidades.

O Programa Top España do Santander Universidades é a novidade de 2014 na Universidade Ceuma e tem como objetivo incentivar que alunos de graduação e professores aprimorem seus conhecimentos no idioma espanhol e na cultura espanhola, por meio de um curso de 3 semanas em uma das instituições mais tradicionais da Europa – a Universidade de Salamanca. Em breve, o edital será publicado no site www.ceuma.br.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Prof. Dr. Valério Monteiro Neto, destacou a importância da mobilidade para a formação profissional e pessoal dos estudantes de graduação das mais diversas áreas da Universidade.

“A importância dos programas de mobilidade internacional está diretamente relacionada às demandas que a Globalização tem imposto à sociedade em termos de adoção de uma postura de construção do conhecimento mais ampla, diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico. Esse fenômeno tem impactado as Universidades com relação a sua missão na produção e na disseminação do conhecimento, bem como na formação plena do cidadão, preparando-o para os desafios do mundo moderno. Nesse contexto, os alunos tem que ter a coragem para extrapolar as fronteiras de um país em busca não somente de outro “saber universitário”, mas também de aspectos culturais do país que contribuam para o seu desenvolvimento”, ressaltou.

Saiba mais

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades foi criado em 2011 e seguirá até 2015. Esta iniciativa foi lançada com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os estudantes e as Universidades dos dez países participantes, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal. Durante cinco anos, o Programa proporcionará a mais de 15 mil alunos de graduação a experiência de mobilidade internacional em todo o mundo. A bolsa-auxílio semestral será utilizada para cobrir as despesas com hospedagem, alimentação, transporte e outras necessidades durante os estudos.

Os alunos do curso de Direito, Misael Mendes Rocha Júnior, Bruno Anderson e Denilson Cunha, foram selecionados na 3ª edição, em 2013, do Programa de Mobilidade Internacional Ibero-Americana. Os estudantes estão tendo a oportunidade de estudar durantes seis meses na Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo. Já o aluno Bruno Campelo do curso de Medicina e a aluna Mayara Araújo do curso de Engenharia Ambiental, optaram pelo segundo semestre de 2014, para também estudarem seis meses em Portugal.

O aluno Bruno Anderson, do 8º período, afirmou que ir a Portugal se trata não apenas de uma viagem, mas de uma oportunidade de representar os estudantes da Universidade Ceuma e que estudar na Universidade de Coimbra é um sonho realizado. “Dentre todas as Universidades portuguesas parceiras do programa, optei, de pronto, por esse tradicional e inigualável Centro Universitário. Afinal, estar entre suas fileiras de alunos, ainda que por um semestre, é algo simplesmente incrível, uma conquista pessoal, valorização como aluno.”, afirmou.

Para Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades Brasil, a expansão e abrangência do Programa são resultados do sucesso obtido ao longo dos anos. “A iniciativa tem contribuído de maneira crescente com a internacionalização da atividade acadêmica, com a criação de novas frentes de colaboração à Universidades que ainda não tinham essa prática e o estreitamento de colaboração entre as universidades ibero-americanas na construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável”.

Mais sobre nossas parcerias

Já o projeto Ciências sem Fronteiras do Governo Federal prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos. O alvo é promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram fixar-se no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

A Via Mundo é uma organização especializada em viagens e programas culturais de educação e de trabalho. Está sediada em São Luís do Maranhão. Foi fundada em 1999, a partir da necessidade de potencializar a atividade de intercâmbio cultural e de promover o Maranhão e o Brasil como destinos educacionais e turísticos.

A escola de idiomas E.S.L (English as a Second Language) é parceira da Hansa Language Center, importante instituição de intercâmbio localizada em Toronto (Canadá). Oferece aos seus alunos um pacote de viagem de um mês para o exterior. Eles ficam hospedados em casas de famílias canadenses e deverão comparecer todas as manhãs às aulas. Durante a tarde estarão livres para conhecer a cidade.

Segundo o Reitor, Prof. Me. Marcos Barros, o Programa de Mobilidade Internacional só tende a crescer, inclusive com a chegada de alunos de outros países para estudar na Universidade Ceuma. “Nossa instituição é uma Universidade completa e está ficando cada vez melhor e mais querida por todos”, disse o reitor.