Ceuma firma parceria com Sírio-Libanês
O curso de Medicina da Universidade Ceuma recebeu no final da tarde de quinta-feira, dia 04 de abril, a visita do representante do Hospital Sírio-Libanês, Renato Lima. Na oportunidade, ele apresentou o Projeto CMIRA 2013 de Apoio à Formação Médica. Renato Lima foi recebido pelo reitor, Prof. Marcos Barros, pelo pró-reitor da área da Saúde, Prof. Marcos Pacheco, pelo coordenador de Extensão, Prof. Toni Guimarães, além de professores e alunos do curso de Medicina.
O curso de Medicina da Universidade Ceuma recebeu no final da tarde de quinta-feira, dia 04 de abril, a visita do representante do Hospital Sírio-Libanês, Sr. Renato Lima. Na oportunidade, ele apresentou o Projeto CMIRA 2013 de Apoio à Formação Médica. Renato Lima foi recebido pelo reitor, Prof. Marcos Barros, pelo pró-reitor da área da Saúde, Prof. Marcos Pacheco, pelo coordenador de Extensão, Prof. Toni Guimarães, além de professores e alunos do curso de Medicina.
O Hospital Sírio Libanês, por intermédio do seu Instituto de Ensino e Pesquisa − IEP/HSL, desenvolveu o CMIRA – um Programa de apoio às Escolas. Ele visa contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado médico e da segurança do paciente.
Adotado pelas melhores Universidades e escolas médicas do país, o programa especial chegou à Universidade Ceuma por meio de uma parceria estabelecida entre a Coordenadoria de Extensão e o Sírio-Libanês. Segundo o coordenador de Extensão Toni Guimarães, o Projeto oferece oportunidades educacionais para o desenvolvimento de capacidades e avaliação de competência médica que buscam promover uma prática de excelência voltada para a qualidade do cuidado e a segurança do paciente. Além desse diferencial, o Programa ainda capacita os alunos para participar de provas de residência médica e do Enade.
Para o pró-reitor da área da Sáude, Prof. Dr. Marcos Pacheco, o Programa é interessante por trabalhar com a perspectiva de melhorar a qualidade daquilo que mais recente está acontecendo na área médica. “Isso é ter uma pedagogia moderna para o estudante de Medicina de qualquer área. Esse projeto é um diferencial, um teste de progressão individual, e a Universidade Ceuma está inserida nisso”, ressaltou.
O curso, com aprendizagem baseada no uso de metodologias ativas de aprendizagem baseada em equipes (Team Based Learning – TBL), tem duração de 10 meses, com início previsto ainda para o mês de abril. Os interessados deverão procurar a Extensão da Universidade Ceuma. As vagas são limitadas.