Universidade Ceuma lança para seus colaboradores o Centro Brasileiro de Ensino Técnico
O Grupo Ceuma, com nove campi universitários no Brasil, na perspectiva do aproveitamento da experiência e da capacidade intelectual de seu corpo docente e técnico, aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Nesta última sexta-feira, 13 de dezembro, às 15h, no auditório Josué Montello do Campus Renascença, a Universidade Ceuma lançou para seus colaboradores o Centro Brasileiro de Ensino Técnico – Cebetec.
Através de parceria com o Pronatec (Ministério da Educação / Governo Federal), o Cebet irá ofertar cursos técnicos de nível médio, de forma gratuita, voltados para alunos com nota no Enem, e que não tenham zerado a prova de redação.
“O Pronatec irá propiciar várias oportunidades para os colaboradores da Instituição, tanto na qualificação dos alunos, mas principalmente a oportunidade deles tornarem-se professores, ou seja, deles estarem contribuindo na formação técnica de jovens do Programa. Já está aberto o edital para os colaboradores para que eles possam participar como professores, pois eles têm muito a contribuir por já conhecerem todo o funcionamento da Universidade”, disse o reitor, Prof. Me. Marcos Barros.
O programa é um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania. Tal programa, constante da página www.pronatec.mec.gov.br é gerenciado pelo Instituto Federal de Brasília – IFB-DF e tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e oferecer oportunidades de qualificação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade (desempregados, beneficiários de bolsa família, alunos do ensino médio matriculados em escolas públicas e jovens em situação de risco).
De acordo com o gestor da Pós-Graduação e coordenador geral do projeto, Prof. Artur Cabral, a Universidade Ceuma está entrando nessa nova modalidade de Ensino, o Ensino Técnico e Profissionalizante de nível médio. “É uma grande oportunidade para boa parte dos nossos jovens que já concluíram o Ensino Médio e não possuem uma profissão definida. Para sociedade será sensacional, pois irá reduzir o desemprego. Além do trabalho, creio que abre uma perspectiva de negócio fantástico para a própria Instituição, ela terá um direcionamento forte com Instituto profissionalizante. A estrutura que nós temos hoje de laboratórios e de salas de aula, de todos os campi que possuímos, foi o que nos ajudou a obtermos autorização de 44 cursos. Nós iniciaremos com 14 cursos, ofertando 9.000 vagas em São Luís, 1.700 em Imperatriz, breve iremos ofertar mais cursos e mais vagas e é o inicio do trabalho, tem tudo para ser um grande sucesso com a população que estiver interessada”, destacou.
Também participaram do evento o vice-reitor, Prof. Sérgio Tavares, o gestor da modalidade Educação a Distância, Prof. Saulo Martins, pró-reitores e professores.