Universidade Ceuma participa de III Encontro Internacional de Reitores Universia
A Universidade Ceuma, representada por seu reitor, Prof. Me. Marcos Barros, participou do III Encontro Internacional de Reitores Universia que tem por lema ‘A niversidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-américa’. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 e reuniu 1103 universidades, de 33 países no Rio de Janeiro para discutir sobre 10 temas fundamentais para o mundo da Educação Superior na América Ibérica. Temas como a internacionalização da universidade e a importância da tecnologia no ensino superior foram discutidos pelos participantes, que foi encerrado com um compromisso institucional das Universidades presentes concretizado na Carta Universitária Rio 2014.
O III Encontro apresentou quatro grandes objetivos: impulsionar a modernização da Universidade, fomentar a sua internacionalização e o empreendimento e inovação universitária, identificar as alavancas que reforcem o papel de liderança social da Universidade e pôr em relevo a sua importância como criadora de conhecimentos e como instrumento decisivo para o desenvolvimento económico e social dos países.
Para o presidente da Universia, Emilio Botín, “aquelas sociedades que sejam capazes de se desenvolver conjuntamente com esta mudança de época, que conta com o vento favorável da revolução tecnológico-digital, gerarão emprego qualificado, mais competitividade, internacionalização, progresso e bem-estar.”
O reitor Marcos Barros disse que o evento foi de extrema importância para a Educação. “Foram debatidos diversos temas de relevância por palestrantes do mundo todo. E o mais importante de tudo é que, ao final do evento, foi redigida uma carta de compromisso com 10 itens prioritários para o futuro da Universidade”, afirmou.
O evento contou com a participação de 1.103 reitores, mais de 2.000 contribuições de especialistas acadêmicos através de redes sociais, uma grande variedade de temas tratados e palestrantes de diferentes países, mais de 100.000 universitários participantes na geração de conteúdos e um amplo emprego de tecnologia.
Um compromisso global
O Presidente da Universia destacou que a Carta do Rio “representa não apenas uma declaração de princípios, e sim um magnífico roteiro para que a Universidade Iberoamericana desempenhe um papel determinante nos próximos anos”.
Emilio Botín finalizou seu discurso estimulando as instituições regionais e mundiais, empresas e universidades a se envolver pessoalmente para “trabalhar fortemente na difusão das conclusões deste Encontro e em fazer com que a Carta do Rio seja conhecida e que sejam desenvolvidos planos concretos e cronogramas de implementação”.
Nesse sentido, Botín reiterou o apoio do Banco Santander e da Universia para atingir os objetivos estabelecidos e assumiu o compromisso de alocar 700 milhões de euros (945 milhões de dólares) a projetos universitários nos próximos quatro anos, dos quais 40% serão destinados a bolsas de acesso de mobilidade nacional e internacional de estudantes e professores; 30% a fomentar a pesquisa, inovação e o empreendedorismo universitário e os 30% restantes para apoiar projetos acadêmicos e iniciativas destinadas à modernização e incorporação das novas tecnologias na universidade.
O IV Encontro Internacional de Reitores Universia será realizado em Salamanca no ano de 2018.
Para conhecer a Carta Universia Rio 2014, basta clicar aqui.
Universia
A Universia é um projeto que nasceu há 14 anos na Internet, a serviço da comunidade universitária ibero-americana. Conta, hoje, com 1.290 universidades parceiras dos 23 países iberoamericanos, conectando 16,8 milhões de alunos e professores universitários para oferecer um espaço comum de troca de conhecimento e cooperação, impulsionando projetos com universidades, empresas e alunos e atendendo às necessidades de pré-universitários, universitários, alunos de pós-graduação e professores.
Divisão Global Santander Universidades
A Universia é um dos projetos emblemáticos da Divisão Global Santander Universidades do Banco Santander, que mantém acordos de colaboração com mais de 1.100 universidades e centros de pesquisa de todo o mundo (www.santander.com/universidades). Desde 1996, o Santander Universidades destinou mais de 1 bilhão de euros a projetos universitários e seu objetivo é continuar apoiando a Educação Superior nos países em que está presente.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Universia