Universidade Ceuma participou da solenidade militar em comemoração aos 178 anos da PMMA
A Universidade Ceuma, por meio de seu reitor Prof. Marcos Barros, participou da comemoração do aniversário dos 178 anos da Polícia Militar do Maranhão. O evento aconteceu no início da manhã de terça-feira, dia 17, no Quartel do Comando Geral, no Calhau, uma formatura geral, prestigiada pela secretária Chefe da Casa Civil do Governo.
Durante a cerimônia o alto comando da Instituição condecorou com a maior comenda da corporação, medalha Brigadeiro Falcão, mais de 300 autoridades, incluindo o Reitor da Universidade Ceuma, Prof. Marcos Barros, representado por seus pais, o Professor Milton de Freitas e a Sra. Yeda de Barros e Silva, mostrando-se emocionados e agradecidos. Além de policiais militares da PMMA e de outros Estados, secretários de Estado, autoridades eclesiásticas, deputados, prefeitos, promotores, delegados, empresários, médicos, professores, profissionais da imprensa e funcionários civis.
De acordo com o reitor, Prof. Me. Marcos Barros, ser indicado para receber essa medalha o deixou muito emocionado. “Infelizmente não pude estar presente na ocasião, contudo fiz questão de convidar para me representar as pessoas que me ensinaram todos os valores e princípios que fizeram com que eu chegasse a essa indicação: meus pais”, disse.
A medalha Brigadeiro Falcão é concedida a oficiais, praças e também a pessoas que, de alguma forma, se destacaram em relevantes trabalhos em prol da PMMA e a sociedade maranhense.
Outro momento que marcou a cerimônia foi a entrega do título “Orgulho da Polícia Militar”, homenagem prestada a quarenta policiais entre oficiais e praças que se destacaram no desempenho de suas atividades durante o primeiro semestre de 2014, demonstrando seu compromisso e dedicação em servir o povo maranhense. Como forma de agradecimento o comando da Instituição sorteou duas motocicletas e uma TV LED de 32. Foram contemplados com as motocicletas a tenente-coronel Edilene Soares (gabinete da Assembleia) e o sargento Edilson Ramos, (5ª CI de Açailândia). Já a TV foi para o sargento Marco Antônio Chagas, lotado no 9º BPM.
“Nesse aniversário de 178 anos da PMMA buscamos envolver nas nossas programações não somente os policiais militares, mas também seus familiares e a comunidade em geral. Essa é na nova política da Corporação: a busca e o resgate da valorização do policial militar e a proximidade cada vez mais forte com a comunidade”. Disse o comandante geral da PMMA, coronel Aldimar Zanoni Porto. Ele finalizou seu discurso, parabenizando e saudando a Corporação e seus integrantes pelos 178 anos de serviços prestados a população maranhense.
Durante todo o mês de junho o comando da Corporação elaborou uma vasta programação cultural, esportiva e social, que foi e está sendo desenvolvida em consonância com a comunidade. Com destaque para diversas competições esportivas, apresentações da Banda de Música da Corporação em diversos bairros da capital, eventos religiosos e a Ação Cívico Social, que irá acontecer no próximo sábado, dia 21, no Bairro da Cidade Olímpica, onde será oferecido serviços de cidadania para mais de 7 mil pessoas daquela comunidade e bairros adjacentes.
Também estiveram presentes na ocasião a Sra. Anna Graziella Neiva Costa, que representou a governadora do Estado, Roseana Sarney, o secretário de Segurança Pública, Marco Affonso Júnior, o alto comando da PMMA, oficiais e praças da corporação, além de diversas autoridades dos três poderes do Estado e representantes de outras instituições militares.