Universidade Ceuma promove evento sobre o Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído
A Universidade Ceuma realizou, nesta quarta (26), no campus Turu, o evento sobre o Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído. A programação faz parte de uma mobilização nacional, em que entidades e profissionais de diferentes regiões do país realizam atividades, como: palestras, debates, dentre outras. O objetivo é conscientizar a sociedade, em geral, em relação às urgências de intervenções, no que se refere ao ruído e seus efeitos.
Segundo o palestrante e gestor do campus Turu, prof. Me. Sérgio Fernando, a importância de realizar um evento como esse é reforçar a informação sobre o ruído e os trabalhos que são desenvolvidos para a adequação na promoção da melhor qualidade de vida do cidadão em cada região. “O intuito desse evento é focar em todos os dados relacionados à poluição sonora e criar meios para que ocorra a diminuição desses casos alarmantes, visando à saúde e ao bem-estar da população”, explicou.
Para a fonoaudióloga e professora da Universidade CEUMA, uma das palestrantes do evento, profa. Ma. Rachel Façanha, discorrer sobre os efeitos que a poluição sonora causa ao ser humano é de extrema importância. “Uma das consequências provocadas pela exposição ao ruído é a perda auditiva de caráter irreversível, pois uma vez instalada, não tem como reaver, e as alterações metabólicas sistêmicas que ocorrem no indivíduo, como: alteração no sistema digestivo, circulatório, hormonal, a depressão, o estresse e a fadiga. Inclusive alguns estudos internacionais já constataram suicídio por conta da poluição sonora do local. Por isso considero importante debater sobre os efeitos que o ruído pode causar a saúde auditiva e geral, comprometendo-nos com a responsabilidade que temos com a sociedade”, disse.
Diego Rosa dos Santos, professor dos cursos de Engenharia Civil e Mecãnica, está desenvolvendo um mapa acústico para a cidade de São Luís, que objetiva identificar pontos de maior poluição sonora da cidade e melhorar a saúde da sociedade. “Nossa cidade tem um alto teor de barulho, principalmente no trânsito, pois hoje temos uma frota de veículos bem alta. O mapa vai beneficiar a cidade porque vai ser gerado um plano matemático para um dia, semana, mês e ano, em que será feito um levantamento de estimativa do ruído, para determinados momentos, em qualquer canto da cidade. O mapa vai beneficiar a população, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ruído é a terceira maior fonte causadora de doença no ser humano.
Segundo a presidente da Associação da Polícia Técnico-Científica do Maranhão (Apotec – MA), Érica Brito Oliveira, a fiscalização, quanto ao combate ao ruído, deve ser intensificada. “A poluição sonora da cidade de São Luís precisa ser mais combatida, por meio da disseminação do conhecimento que vai gerar conscientização nas pessoas, seja nas escolas, nas ruas, em casa”, esclareceu.