Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

5 de novembro de 2014, 15:51 - Por Conteudo Digital

Universidade Ceuma promoveu 15ª Semana de Comunicação

Universidade Ceuma promoveu 15ª Semana de Comunicação

Universidade Ceuma promoveu 15ª Semana de Comunicação

Equipe vencedora da primeira Maratona Criativa

Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade Propaganda marcaram presença no encerramento da 15ª Semana de Comunicação da Universidade Ceuma, realizado na noite da última sexta, 31. Com o tema “Comunicação e Criatividade: reconstruindo ideias”, durante toda a Semana, o evento contou com a presença de profissionais renomados nas suas áreas de atuação, que promoveram palestras, oficinas e circuito de experiências para alunos e profissionais da área.

A Semana de Comunicação integrou, ao lado dos cursos de Administração, Serviço Social, Pedagogia e Ciências Contábeis, o I Congresso das Áreas de Humanas e Sociais da Universidade Ceuma.  O Congresso representou uma oportunidade para comunidade acadêmica refletir diante da complexidade dos temas inerentes aos cursos envolvidos.

A abertura, no dia 28, foi realizada pelo palestrante Leonardo Filardi, que abordou o tema “Inovação e Competitividade”. Ele falou sobre gestão de conhecimento e inovação, temas que se combinam, pois hoje em dia são fundamentais nas empresas.

“Agradeço o convite feito pela Universidade, pois é uma oportunidade muito importante. Dei aula para algumas turmas de MBA na Instituição e graças a essa oportunidade estou voltando para realizar essa palestra. A ideia foi fazer uma apresentação que mescle aspectos instigantes, deixando os alunos na reflexão do que fazer; e ao mesmo tempo entregar algumas ferramentas para que eles botem futuramente algumas ideias em prática”, explicou.

O segundo dia de palestras contou com a presença da palestrante Patrícia Rodrigues, que discorreu sobre “Fotografia Publicitária”. Usou da palavra, também, a jornalista da Tv Mirante, Josely Sodré, que tratou da “Produção em Telejornalismo”.  Encerrando a noite de palestras, o evento teve a presença do jornalista da Tv Globo, Pedro Venâncio, que abordou o tema “O Jornalismo Esportivo na Era Digital”.

No terceiro dia, as palestras ficaram por conta do publicitário, Flávio Wateman, com o tema “Criatividade x Criativo”. E com o jornalista Matheus Ximenes, discorrendo sobre “O jornalista moderno: das redações tradicionais às agências de marketing”.

Encerrando a 15ª Semana de Comunicação, foi realizada no dia 31 a 1ª Maratona Criativa do curso de Publicidade da Universidade Ceuma. A iniciativa objetivou proporcionar aos estudantes do curso os desafios que acompanhamos profissionais durante a criação de uma campanha publicitária.

No dia 30, 15 grupos receberam um briefing solicitando três peças publicitárias de caráter institucional para a loja Esthetic Diet, localizada no campus Renascença. Em um prazo de 24 horas, eles tiveram que criar um outdoor, um spot para rádio e uma peça a escolha da equipe.

No dia 31, Cada grupo teve até 10 minutos para defender a sua ideia para um júri composto por profissionais do mercado maranhense. A avalição dos trabalhos focou em três pontos: conceito, ideia e criatividade.

A equipe vencedora, composta pelos alunos do 2º período do curso, Geydson Brandão, Franklin Santana, Natália Ripardo, Paulo Rodrigues e Jáder Júnior,criou um spot para rádio, divulgando de forma criativa a loja; e idealizaram um aplicativo para a Esthetic, como peça livre.

O representante do grupo, Geydson Brandão, afirma que ter vencido a maratona é uma sensação de dever cumprido. “É com muita felicidade que a gente leva esse prêmio até o segundo período. Foram 24 horas na base da pressão, sem dormir. Agradeço muito à nossa equipe e muito obrigado a Instituição e a todos”, declarou.

“Durante os quatro dias de evento, foram realizadas 10 palestras, e 04 Oficinas, envolvendo os cursos de Publicidade e Jornalismo. Em todas as atividades, desenvolvidas nos três turnos, tivemos participação efetiva do corpo discente. Isso nos leva a concluir que  a 15ª Semana de Comunicação foi um sucesso, pois reunimos grandes profissionais do cenário nacional, que vieram debater sobre Comunicação e Criatividade, e tivemos a aceitação do nosso alunado”, destacou a coordenadora de Comunicação Social, Prof.ª Selma Cavaignac.