Curso de Enfermagem promoveu mobilização pela Saúde Materna
Em prol da campanha do Dia Nacional de Luta contra a morte materna, marcada pela data 28 de maio, a Universidade Ceuma realizou uma caminhada, chamando a atenção da sociedade para o problema das mortes maternas. A mobilização foi realizada no dia 31, sábado, às 16h, na Avenida Litorânea.
Cerca de 400 estudantes da Universidade Ceuma integraram a ação com faixas, cartazes, distribuição de panfletos explicativos e palavras de ordem pelo fim da morte materna e valorização do parto humanizado. A Coordenadora de Pós em Enfermagem Obstétrica, Profª. Marinete Diniz, há três anos organiza a iniciativa, que este ano, contou com a participação de alunos e profissionais da área da Saúde.
À tarde também foi de homenagens à aluna de Enfermagem da Universidade, Maria de Jesus de França, vítima da morte materna.
Segundo a coordenadora, o índice de mortalidade materna é um indicador importante. “No Brasil, pesquisas apontaram que o índice da mortalidade materna ainda se encontra alta apesar da redução de 43% de 1990 a 2013. Em 2013 o índice de mortalidade estava em torno de 61 para 100.000 mil nascidos vivos e a meta para 2015 é de 35”, afirmou.
A professora considera que as mortes resultam de hipertensão seguida de hemorragia, infecção puerperal, aborto e doenças cardiovasculares.