Universidade Ceuma realizou primeira aula prática no Centro de Procedimentos Assistidos (CPOA)
Foi realizada no dia 20 de fevereiro, às 19h, a primeira aula prática do curso de Odontologia no Centro de Procedimentos Odontológicos Assistidos Dr. Vancrílio da Costa Gonçalves (CPOA). Alunos a partir do 5º período, e outros já formados, assistiram a uma cirurgia Buco-Sinusal. O evento foi realizado no CPOA do campus Renascença.
Estudantes da segunda turma do curso de extensão, que a Universidade Ceuma oferece, tiveram a oportunidade de observar de perto como funciona um procedimento cirúrgico. “O curso é realizado um final de semana por mês, na sexta, à noite e no sábado pela manhã. São aulas onde nós realizamos todos os tipos de procedimento cirúrgico da cavidade bucal, com todas as cirurgias que ficam a cargo do Cirurgião-Dentista. Em acordo com a Coordenadoria do curso de Odontologia, ficou decidido que não seriam cobradas taxas para realizar esses procedimentos. Os funcionários da Instituição, e seus familiares, estarão isentos de cobrança e, assim, poderão realizar cirurgias de Ciso, Biópsia, Cirurgia da Gengiva, Cirurgia Plásticas, entre outras”, afirmou a coordenadora da disciplina de Anestesiologia e Cirurgia Bucal do curso de Odontologia da Universidade Ceuma, Profª. Dr.ª Andrezza Maciel.
O Professor de Anatomia e Cirurgia, Prof. Me Francisco Maciel, afirmou que procedimentos como esses, que serão realizados aqui para os alunos observarem, não aparecem com frequência. Não é rotina clínica.” Muitas vezes o aluno não terá a oportunidade de assistir a esse procedimento, pois existe um número reduzido de pessoas que aceitam participar de uma situação como essa. Procedimentos diferenciados, como o de hoje, serão uma oportunidade que aluno terá quanto à observação desse atendimento. Enfim obter maior compreensão sobre o assunto. Esta é a grande facilidade que o CPOA oferece, pois os estudantes recebem muita carga teórica mas há coisas que dificilmente eles verão na prática”, disse.
“Estou feliz por estar contribuindo para o desenvolvimento profissional dos alunos, que estão exercendo essa bela profissão. Espero que todos aprendam ainda mais com esse procedimento que será feito no CPOA e possam tirar bom proveito. Futuramente eles se lembrem do primeiro procedimento assistido nesse espaço”, afirmou o primeiro paciente a ser atendido no Centro de Procedimentos, Sr. Neryberto Martins dos Santos.
Segundo o aluno Allan Moura, do 6º período, esse espaço será de fundamental importância para os alunos que estão tendo os primeiros contatos com os primeiros pacientes. Também para estudantes do quinto período, ainda na primeira cadeira de cirurgia.
Gabriela Leódido, aluna do 9º período, achou interessante essa experiência, pois a prática sempre é a melhor alternativa, principalmente porque foi exposto todo conteúdo teórico dado em sala de aula. “A partir do momento em que temos a possibilidade do professor nos mostrar o procedimento antes de fazermos, é ótimo. Pois nós praticamos só no manequim, que não tem todas as reações e dificuldades que provavelmente o paciente teria numa clínica normal. Observar todas as dificuldades que nós poderíamos ter durante o nosso procedimento em uma clínica é mais fácil, pois qualquer problema que venha acontecer na nossa prática será mais facilitado pois o professora estará ao nosso lado para mostrar tudo o que acontece e nós no momento em que estivermos na mesma posição que ele saberemos como nos portar, como executar o procedimento de forma correta.
Foi realizado um procedimento com um paciente que tem uma comunicação Buco-Sinusal. Ele possui uma abertura no seio. Foi realizada uma cirurgia para fechá-la. “Cumpre ressaltar que, por exemplo, uma cirurgia desse tipo, no meu consultório, orça em torno de mil reais, e aqui poderão fazer o procedimento sem cobrança de taxa. São cirurgias que não são realizadas na graduação, apenas em cursos de extensão, aperfeiçoamento ou especialização, e nós temos esse curso que atende à comunidade”, ressaltou a professora.