Universidade Ceuma recebeu reunião da Capes-MEC
A reunião da comissão instituída pela Capes-MEC, realizada em São Luís do Maranhão, teve como anfitriã a Universidade Ceuma e foi coordenada pelo prof. Dr. Carlos Tomaz. O objetivo do evento foi propor ações para alavancar a pesquisa e a pós-graduação na Região da Amazônia Legal e isso inclui o Maranhão. O encontro contou com a presença de vários reitores de universidades dessa região, do representante da Capes, Dr. Manoel Cardoso, e do prof. Dr. Carlos Tomaz, representante das universidades particulares da região e professor da Universidade Ceuma.
Na oportunidade, foram discutidas diversas ações para diminuir as assimetrias regionais, como: a criação de novos programas de Mestrado e Doutorado em Rede ou em Associação entre as universidades da Região da Amazônia Legal, o aumento no número de bolsas de pesquisadores visitantes nacionais e estrangeiros, dentre outras.
“O Capes , hoje, tem papel maior que é de pensar políticas de fortalecimento e indução da pós-graduação nessa região. Políticas, que precisam ser consolidadas, e a atuação de protagonistas locais são de fundamental importância para que elas possam ser pensadas a partir do olhar desses agentes que conhecem a realidade. Sendo assim, eles são capazes de propor mecanismos de ajustes às políticas existentes e às novas que deem conta das realidades específicas, instauradas na Amazônia”, declarou a profa. Eliane Superti, coordenadora dos trabalhos do Fórum pela Região Norte e reitora da Universidade Federal do Amapá.
A profa. Eliane ainda acrescentou: “Não se trata de abrandar critérios de avaliação para a Região Amazônica, mas priorizar a região que precisa ser garantida em seu desenvolvimento regional”.