Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

15 de maio de 2014, 18:17 - Por Conteudo Digital

Violência será tema de conferência na Universidade Ceuma

Atividade que integra a VIII Jornada de Psicanálise da DG-MA será conduzida pelo médico Luiz Fernando Carrijo, hoje, às 19h, na Universidade Ceuma (Renascença II)

siteA Delegação Geral – Maranhão, da Escola Brasileira de Psicanálise, promove a VIII Jornada de Psicanálise, amanhã (16), a partir das 19h, no auditório Expedito Bacelar, na Universidade Ceuma (Renascença II). A conferência de abertura terá o presidente da EBP e membro da Associação Mundial de Psicanálise, o médico e psicanalista Luiz Fernando Carrijo. Ele abordará questões sobre trauma e violência no mundo contemporâneo.

O tema da conferência foi escolhido em consonância com o programa estabelecido dentro da EBP que visa à preparação para o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, o qual acontecerá em novembro, em Belo Horizonte, cujo tema será “Trauma nos corpos, Violência nas cidades”. Discussões oportunas tendo em vista o cenário social presente em todo o país.

Segundo Carrijo, se vive num mundo onde a violência dá o tom. Quer seja no nível coletivo ou no nível individual e, isto a tal ponto, que põem em dúvida se os atos de violência sofridos nesse ou naquele âmbito ainda causam indignação.

“As imagens grosseiras da violência passaram a configurar quase corriqueiramente nosso cotidiano; ou seja, estaríamos nos deixando ser absorvidos pela violência e deixando seu caráter ‘disruptivo’ em segundo plano? Esta é uma pergunta que nos move, a nós psicanalistas, a tomar este tema a partir da constatação de que a violência está inscrita, hoje, pelo que chamamos ‘um sintoma social contemporâneo’, dentre outros, é claro”, ressalta.

O médico diz que a violência nas cidades deflagrou, já algum tempo, o que se pode considerar como uma “política do medo”, em que as pessoas estão sob constante ameaça.

A VIII Jornada de Psicanálise terá continuidade sábado, 17, com outras atividades. Às 9h, será realizado o seminário “Do pai que nomeia ao pai que assombra – Uma mudança de perspectiva em Lacan”, na Universidade Dom Bosco (Renascença II). Neste dia também haverá apresentações de trabalhos. Para participar da programação de sábado é necessário efetivar inscrição. A taxa para profissionais é de R$ 90,00 (até hoje) e R$ 100,00 (no local). Estudantes pagam meia em ambos os casos.

Serviço

O quê

Conferência Trauma e violência no mundo contemporâneo, com o médico psicanalista Luiz Fernando Carrijo

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Auditório Expedito Bacelar, Universidade Ceuma (Renascença II)

Entrada gratuita

Release enviado pela Assessoria de Comunicação do evento