Yasuto Tanaka ministra aula para alunos de Gastronomia
Yasuto Tanaka ministra aula para alunos de Gastronomia
A Universidade Ceuma recebeu pela segunda vez o premiado chefe japonês, Yasuto Tanaka, para ministrar uma aula de preparações frias de Sushi e Sashimi, para os alunos do 4º período do curso de Gastronomia. A ocasião aconteceu no dia 29 de novembro, às 8h30, na cozinha-escola do campus Renascença.
O sushiman apresentou um prato de sua criação, intitulado de Pérola Negra, de preparo fácil: salmão assado na manteiga e o molho feito com limão, manteiga e shoyo. Demonstrou como aproveitar todas as partes do salmão, improvisou um molho Teriyaki, montou peças de sushi, explicou como retirar a pele do peixe, dividi-lo em partes certas e cortar as fatias do peixe e também mostrou como fazer o arroz para sushi, o Gohan.
Segundo o coordenador do curso, Prof. Wadih Aboud, a comida japonesa vem conquistando o paladar dos brasileiros e a presença do um profissional renomado foi de extrema importância para o aprendizado dos acadêmicos, que aprenderam técnicas e um pouco da culinária japonesa.
Considerado um dos melhores Sushiman do Rio de Janeiro é reconhecido pela sua criatividade, aliando tradição e cozinha contemporânea em seus pratos. Abriu seu primeiro restaurante em 2008, o Tanaka Mix, e desde então vem construindo uma carreira que perdura há mais de 40 anos. Atualmente, é o Chefe de Cozinha do restaurante Kitaro, em São Luís.
Yasuto Tanaka disse ter sido um prazer imenso estar junto dos alunos e professor Wadih Aboud e deu uma dica pra os acadêmicos. “A dica pra se fazer um delicioso sushi e sashimi ou qualquer outra comida é gostar do que faz”.
Para a aluna Fátima Serra a aula foi de extrema importância. “Foi tudo muito bom, desde o corte do peixe aos tipos de molho”, disse.
A aula Conceição Pinto também achou a aula maravilhosa. “Acho que deveríamos ter mais tempo porque aproveitaríamos o professor muito mais. Tive a oportunidade de ter algumas dicas depois da aula que vai serão de grande valia para o negócio que quero montar”, afirmou.