Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

26 de setembro de 2016, 15:20 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Aberta II Semana Acadêmica da Universidade Ceuma, campus Imperatriz

A abertura da II Semana Acadêmica da Universidade Ceuma, campus Imperatriz, ocorreu na noite dessa quarta-feira, 21 de setembro, reunindo cerca de 500 participantes, entre alunos, professores e autoridades convidadas.

A mesa diretiva da cerimônia oficial contou com a presença do comandante do 50º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), Roberto Furtado Batista, do vereador Rildo Amaral, que representava a Câmara Municipal, do diretor da unidade Imperatriz, prof. Me. Sylvio Rogério Santos, além dos membros da comissão organizadora, profa. Ma. Milena Freitas, profa. Haigle Reckiegel e prof. Antônio Jorge de Sousa e Silva.

Para o comandante do 50º BIS, a qualidade da estrutura e serviço foi surpreendente. “A impressão que ficou foi a melhor possível. A gestão e a apresentação da academia me ressaltaram, já que a gente tem um pouco de vivência em nível nacional para comparar as instituições. A equipe está de parabéns pelo resultado”.

Logo após a solenidade, a palestra magna “Os Desafios da Academia para o Enfrentamento das Vulnerabilidades Sociais” foi ministrada pelo Defensor Público Fábio Souza de Carvalho. O palestrante, formado em Direito pela Universidade Ceuma em São Luís, comentou a importância do tema abordado e a satisfação em retornar à instituição que o profissionalizou.

“Essa (universidade) continua sendo a minha casa, pelas boas lembranças que dela eu trago. A Defensoria Pública me ajudou a ampliar as visões a respeito do papel que cada um de nós, como profissionais, possui diante daqueles que precisam, e de como é necessário trazer isso de volta à academia, porque esse é o espaço de discussão, de construção e desconstrução de paradigmas e visões. E daqui sairão, certamente, outros profissionais, que terão as mesmas alegrias que eu tive de voltar e contar das experiências e de como nós precisamos e podemos melhorar o mundo”, afirmou.

Finalizando a programação, os acadêmicos realizaram as apresentações dos projetos científicos selecionados pela comissão de avaliação. Ao todo, foram cerca de 40 trabalhos expostos na praça de alimentação. Após a análise das exposições orais, os três primeiros colocados receberam um certificado de honra. As atividades da II Semana Acadêmica se estendem até o sábado, dia 24 de setembro, sendo encerradas com uma ação social junto à comunidade.