Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

6 de dezembro de 2013, 14:06 - Por Conteudo Digital

Aluno da Universidade Ceuma fará intercâmbio na Harvard Medical School

SJosé Cosmo Frazão Ferraz Júnior, aluno do 10º período de Medicina da Universidade Ceuma, participará de um intercâmbio na cidade de Boston, Estados Unidos. Ele terá a oportunidade de conhecer a Harvard Medical School e apresentar sua monografia para os docentes dessa Instituição. O estudante viajou no dia 03 de dezembro e voltará no final do respectivo mês.

A oportunidade surgiu a partir de uma experiência de cunho social. O aluno esteve presente prestando assistência à saúde de uma comunidade Quilombola no interior do Maranhão. No ano de 2011, Cursando o 6º período do curso, o aluno foi convidado pelo Prof. Ivan Figueiredo e pela Prof.ª Edna Coutinho, em garantir assistência social à comunidade ribeirinha, que não dispõe de seguridade e assistência primária à saúde.  “Foi um experiência muito enriquecedora. Obtivemos um reflexo social quando aprendemos a valorizar a vida humana em condições subumanas de saúde; e, por outro, passamos a perceber que a política de saúde brasileira precisa ser reformulada, com infraestrutura satisfatória em garantir assistência básica aos pacientes.”, relatou o estudante.

O convite foi feito por intermédio de um médico americano, para quem ele foi intérprete no processo de entendimento da língua inglesa para com o paciente que estava sendo atendido na comunidade. “Fui apresentado à equipe médica de missionários americanos que se destinam a ajudar pessoas carentes que são desprovidas de condições mínimas de subsistência à saúde com descaso social. Tal “missão” engrandeceu-me no processo de humanização e permitiu que pudesse visualizar, por detrás dos bastidores, que, nós, profissionais da saúde, temos o dever de oferecer em prol do benefício de outrem, o conhecimento médico adquirido ao longo do tempo. A humanização do médico e do profissional de saúde é extremamente necessária. Mover-se de cunho social frente à problemática da saúde no Brasil é um pré-requisito para mudança do contexto social da saúde em nosso Estado e no Brasil.”, declarou José Cosmo.

Para o graduando, a oportunidade “foi uma benção dos céus ao final de meu curso e uma realização plena de uma conquista árdua e de muito empenho, e de grande reconhecimento na reta final de ser graduado como médico nesta Universidade da qual tenho muito orgulho de ter vivenciado monitorias, centro acadêmico de Medicina, projetos sociais como Doutores do Sorriso e ações sociais desenvolvidas ao longo de minha jornada. Agradeço a Deus e aos professores que são instrumentos de aprendizado vívido e de engrandecimento pessoal.”., afirmou.