Alunos de Medicina da Universidade Ceuma são aprovados para Residência Médica
O curso de Medicina da Universidade Ceuma comemora a aprovação para Residência Médica de 17 alunos. Os estudantes Luana Carvalho Jansen, Augusto Ângelo Bottino, Francisco das Chagas Cordeiro, Ícaro Fernandes e Ridailda Amaral foram aprovados no programa do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho. A estudante Érica Fernanda Valdez aprovada em dois concursos: Pediatria no Hospital Presidente Dutra (cursando) e Clínica Médica no Hospital Carlos Macieira. Além dos alunos Luiz Henrique Nicolau, aprovado para o Hospital Nina Rodrigues, Lorena Gonçalves Logrado, aprovada para o Hospital SEPACO-SP, Lorena Martel aprovada no Hospital Universitário Barros Barreto (Belém), Everton Alan da Silva aprovado para a Fundação Santa Casa de Misericórdia (Belém); Felipe Seabra Cunha e Suely Margareth Pereira, Hospital Universitário Presidente Dutra; Rafaela Lobo, Hospital Cândido Fontoura (São Paulo) e Thalita Marçal, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (São Paulo); Decarthon Targino, Bruna Fernanda Gaspar e Renata Timbó, Hospital Carlos Macieira.
Os programas de Residência Médica permitem ao egresso aprofundar conhecimentos na área específica em que pretendem atuar, considerando-se que, até então, sua formação era apenas generalista. A residência permite a definição da especialidade médica (especialização). “A aprovação desses alunos em Programas de Residência Médica só vem fortalecer a qualidade do curso, mostrando que a metodologia empregada estimula o estudo individual de cada estudante assim como o foco no objetivo a que se pretende alcançar”, afirmou a assessora da Pró-Reitoria da Área de Saúde da Universidade Ceuma, Prof.ª Edna Coutinho.
Luma Pinheiro passou no exame em residência para Oftalmologia do Hospital Universitário Presidente Dutra e afirma que desde o começo, na faculdade, sempre foi uma meta passar para a residência assim que terminasse o curso. Sempre teve interesse e aptidão para a Oftalmologia. “Foquei nos estudos, principalmente no último ano e abdiquei de muitos momentos com a família e amigos. Contei com o apoio incondicional dos meus pais, noivo, que inclusive é professor do Ceuma na área do Direito. Eles me ajudaram para que esse sonho se realizasse”, declarou.
Cabe ressaltar que a residência médica no Brasil é uma modalidade de ensino de Pós-Graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde como hospitais-escola. Os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.“É imenso o orgulho que tenho de estar vivendo este momento tão especial. Foram 6 anos de luta no tão sonhado curso de Medicina, vencendo cada obstáculo e sedimentando meus conhecimentos a cada ano concluído. Ser aprovada para a residência médica logo após a formatura comprova minha satisfação com o curso de Medicina da Universidade Ceuma. Agradeço aos meus professores e a competentíssima Prof.ª Edna Coutinho, à frente da Coordenadoria do curso”, disse a aluna Renata Timbó Cassas, aprovada para Clínica Médica do Hospital Tarquínio Lopes Filho.O ingresso nas residências médicas ocorre por concurso público. A maioria dos concursos realizados no Brasil utiliza provas escritas com questões de múltipla escolha para selecionar os candidatos. Alguns exames possuem uma segunda fase, com prova prática e entrevista com os candidatos melhores classificados.