Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

11 de abril de 2014, 14:52 - Por Conteudo Digital

Alunos de Medicina da Universidade Ceuma são aprovados para Residência Médica

 Renata Moreno Timbó Cassas (aprovada em Clínica Médica, no Hospital Carlos Macieira), Érica Fernanda Mesquita Galvez Valdez Nogueira (aprovada em Clínica Médica no Hospital Tarquínio Lopes Filho (Hospital Geral),  Felipe Seabra Costa Cunha (Pediatria, Hospital Universitário Presidente Dutra) e aProfa. Me. Edna Coutinho da Silva

Renata Moreno Timbó Cassas (aprovada em Clínica Médica, no Hospital Carlos Macieira), Érica Fernanda Valdez (aprovada em  dois concursos: Pediatria no hospital Presidente Dutra e Clínica Médica no Hospital Carlos Macieira), Felipe Seabra Costa Cunha (Pediatria, Hospital Universitário Presidente Dutra) e aProfa. Me. Edna Coutinho da Silva

O curso de Medicina da Universidade Ceuma comemora a aprovação para Residência Médica de 17 alunos. Os estudantes Luana Carvalho Jansen, Augusto Ângelo Bottino, Francisco das Chagas Cordeiro, Ícaro Fernandes e Ridailda Amaral foram aprovados no programa do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho. A estudante Érica Fernanda Valdez aprovada em dois concursos: Pediatria no Hospital Presidente Dutra (cursando) e Clínica Médica no Hospital Carlos Macieira. Além dos alunos Luiz Henrique Nicolau, aprovado para o Hospital Nina Rodrigues, Lorena Gonçalves Logrado, aprovada para o Hospital SEPACO-SP, Lorena Martel aprovada no Hospital Universitário Barros Barreto (Belém), Everton Alan da Silva aprovado para a Fundação Santa Casa de Misericórdia (Belém); Felipe Seabra Cunha e Suely Margareth Pereira, Hospital Universitário Presidente Dutra; Rafaela Lobo, Hospital Cândido Fontoura (São Paulo) e Thalita Marçal, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (São Paulo); Decarthon Targino, Bruna Fernanda Gaspar e Renata Timbó, Hospital Carlos Macieira.

Os programas de Residência Médica permitem ao egresso aprofundar conhecimentos na área específica em que pretendem atuar, considerando-se que, até então, sua formação era apenas generalista. A residência permite a definição da especialidade médica (especialização). “A aprovação desses alunos em Programas de Residência Médica só vem fortalecer a qualidade do curso, mostrando que a metodologia empregada estimula o estudo individual de cada estudante assim como o foco no objetivo a que se pretende alcançar”, afirmou a assessora da Pró-Reitoria da Área de Saúde da Universidade Ceuma, Prof.ª Edna Coutinho.

Luma Pinheiro passou no exame em residência para Oftalmologia do Hospital Universitário Presidente Dutra e afirma que desde o começo, na faculdade, sempre foi uma meta passar para a residência assim que terminasse o curso. Sempre teve interesse e aptidão para a Oftalmologia. “Foquei nos estudos, principalmente no último ano e abdiquei de muitos momentos com a família e amigos. Contei com o apoio incondicional dos meus pais, noivo, que inclusive é professor do Ceuma na área do Direito. Eles me ajudaram para que esse sonho se realizasse”, declarou.

Cabe ressaltar que a residência médica no Brasil é uma modalidade de ensino de Pós-Graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde como hospitais-escola. Os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.“É imenso o orgulho que tenho de estar vivendo este momento tão especial. Foram 6 anos de luta no tão sonhado curso de Medicina, vencendo cada obstáculo e sedimentando meus conhecimentos a cada ano concluído. Ser aprovada para a residência médica logo após a formatura comprova minha satisfação com o curso de Medicina da Universidade Ceuma. Agradeço aos meus professores e a competentíssima Prof.ª Edna Coutinho, à frente da Coordenadoria do curso”, disse a aluna Renata Timbó Cassas, aprovada para Clínica Médica do Hospital Tarquínio Lopes Filho.O ingresso nas residências médicas ocorre por concurso público. A maioria dos concursos realizados no Brasil utiliza provas escritas com questões de múltipla escolha para selecionar os candidatos. Alguns exames possuem uma segunda fase, com prova prática e entrevista com os candidatos melhores classificados.