Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

12 de novembro de 2013, 17:37 - Por Conteudo Digital

Alunos participam de atividade sobre Logística Estratégica na PM

IMG_5658Alunos da Universidade Ceuma participaram de evento sobre Logística Estratégica da Polícia Militar do Estado do Maranhão, no dia 8 de novembro, no Quartel da Polícia Militar, localizado no Calhau, às 9h.

A atividade foi direcionada para alunos dos cursos de Engenharia de Petróleo e Gás, Administração e Engenharia de produção. O objetivo foi ensejar ao acadêmico para atividades externas que proporcionem uma melhor compreensão da disciplina Logística – Cadeia de Suprimentos. De acordo com o professor da disciplina, Marcelo Silva, dessa forma, puderem perceber características peculiares a este tipo de atividade, como os setores que gerenciam a logística da estrutura da PM e suas atividades de ligações, sendo de suma importância a vivência destas atividades para a formação acadêmica.

Os palestrantes foram os Tenentes-Coronéis José Mariano Almeida Neto e Gilberto Fontenelle Barcelos e o Major Luiz Henrique de Santos.

Para a aluna Jalila Bittencourt, do curso de CST em Petróleo e Gás, a palestra foi de grande importância, pelo fato de compreenderem na “prática” aquilo que foi ensinado na sala de aula pelo professor Marcelo Menezes. “Percebemos que atualmente a logística da PM, é nada mais que uma junção da Logística Militar com a Logística Empresarial. Ademais, não devemos nos basear na polícia somente atuando nas ruas, estabelecendo a ordem pública, este é apenas o resultado final do processo e não pode ser considerado isoladamente. É preciso interligar os processos, e é justamente isto que a polícia faz ao integrar seus diversos departamentos, onde utiliza a tecnologia da informação facilitando o fluxo de informação e controle de toda cadeia, seja ela na própria capital ou no interior”, ressaltou.

Jalila ainda disse que, por se tratar de uma repartição pública, observou-se que ainda existem algumas falhas no processo. Os trâmites com licitações, por exemplo, são longos e demorados. Faz-se necessário diminuir essa burocracia e encurtar os processos para otimizar a cadeia. “Outro fator observado é o contingente policial que hoje se tornou insuficiente à demanda populacional, a cidade cresceu e requer um maior patrulhamento, e por seguinte uma logística precisa capaz de lidar com as intempéries”, completou.