Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

24 de abril de 2014, 00:31 - Por Conteudo Digital

Aula inaugural do Cebetec da Universidade Ceuma

DSC_1654As aulas para os alunos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que acontece na Universidade Ceuma, por meio do Centro Brasileiro de Ensino Técnico (Cebetec), iniciaram, nesta terça-feira, 22 de abril, nos auditórios dos campi Anil, Cohama e Renascença. E mesmo sendo o primeiro dia, os alunos marcaram presença. A aula inaugural teve por objetivo proporcionar um momento de boas-vindas e gerar integração entre a Instituição e os alunos.

Os alunos foram recebidos pelo corpo discente, supervisoras, coordenadores, pelo Coordenador Geral do CEBETEC prof. Me. Artur Cabral, pelo diretor de Desenvolvimento do Grupo Ceuma, Prof. Saulo Martins e o reitor, Prof. Me Marcos Barros para uma apresentação da equipe do Cebetec e conheceram os serviços oferecidos pela Instituição, como projetos de esporte, academia, laboratórios, curso de inglês, praça de serviços, praça de alimentação, rede de bibliotecas, pós-graduação e ainda receberam o manual do aluno.

O coordenador geral do Cebetec, Prof. Artur Cabral, no campus Renascença, orientou os presentes sobre a assistência estudantil para transporte e alimentação dos estudantes, além de ter explicado a importância da frequência para manter a bolsa. Também apresentou toda a equipe que compõe o Cebetec. Da mesma maneira aconteceu nos campi Anil e Cohama, com a apresentação da coordenadora adjunta do programa, Profª. Adriana Carvalho e da coordenadora de ensino técnico, Profª  Eliene Lima, respectivamente.

A aluna Agda Castelo, 19 anos, optou pelo curso Técnico em Gerência de Saúde no campus Renascença e contou que a oportunidade é uma forma de pensar em um futuro melhor. “Quero entrar no mercado de trabalho e exercer o que estudei. Depois quero ir para o superior e cursar Administração”.

Karen Schury, 23 anos, escolheu a Universidade Ceuma para cursar Técnico em Registros de Informação em Saúde, no campus Anil, pois já conhece os benefícios que a Universidade oferece. “Por ter sido aluna da Instituição, tendo-me formado em Pedagogia, conheço o comprometimento da Universidade. Fiz o Enem e não obtive a pontuação para o curso que eu queria. Por isso fiz minha inscrição no Cebetec e escolhi o curso de Registros de Informações em Saúde, por ser um curso que é bem amplo e trabalha várias áreas dentro de um hospital. Espero obter retorno do curso nesse tempo de estudo”, afirmou.

A estudante Maira Caroline, 18 anos, escolheu Técnico em reabilitação de Dependentes Químicos, no campus Chama, pois pretende cursar Terapia Ocupacional e se especializar em reabilitação de Dependentes Químicos. “Surgiu a oportunidade pelo Cebetec, me inscrevi e fui aprovada. Espero obter o conhecimento que o Ceuma tem a me oferecer e depois entrar para o mercado de trabalho, afinal estarei trabalhando com algo que eu gosto”, disse.

Para a professora do programa Sulamizia Costa, o Cebetec é uma oportunidade fantástica para os interessados se aperfeiçoarem, pois a Universidade Ceuma oferece um corpo discente qualificado, uma estrutura adequada, material didático, transporte, além de comprometimento com seus alunos.

Saiba mais

Todas as 2.400 vagas na Universidade Ceuma para os 10 cursos de capacitação profissional do Pronatec foram preenchidas. A próxima seleção para cursos oferecidos pelo Pronatec, por meio do Cebetec, deverá acontecer no segundo semestre de 2014. “Tivemos mais de cinco mil interessados. Este fato expressa a carência deste tipo de formação no Estado e, com base nisso, já solicitamos ao MEC que ofereça mais vagas no Maranhão”, disse o Coordenador geral do Cebetec, Prof. Artur Cabral.

Os cursos que tiveram todas as vagas preenchidas foram Técnico em Gerência de Saúde, Técnico Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Cuidados de Idosos; Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos; Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Vigilância em Saúde; Técnico em Massoterapia, Técnico em Informática, Técnico em Registros de Saúde e Técnico em Design de Interiores.