Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

19 de agosto de 2013, 07:30 - Por Conteudo Digital

Dia Mundial da Fotografia – 19 de agosto

fotografiaQuem é que não gosta de registrar, por meio da fotografia, momentos importantes como aniversário, casamento e festa de amigos? Desde a Antiguidade, o homem já se interessava por efeitos da luz na visão. Há relatos de que a fotografia teria surgido por meio de muitas experiências desenvolvidas por alquimistas e químicos. Desde 1525, sabia-se do escurecimento de algumas substâncias que enegreciam com a luz. Sais de prata como cloretos, iodetos e brometos são alguns deles.

A palavra Fotografia provém do grego photós (luz) e gráphis (estilo, pincel)  e significa “desenhar com luz” ou “representação por meio de linhas”. Por definição, designa uma técnica de produzir, pela ação de luz, imagens obtidas pela câmera escura.

A primeira fotografia reconhecida foi feita pelo litógrafo e inventor francês Joseph Nicéphore Nièpce, em 1825. Juntamente com o seu irmão Claude aplicou sobre um vidro uma substância à base de verniz de asfalto, que endurecia e, misturado a um óleo, fixava a imagem. Nove anos antes, conseguiram realizar uma imagem em câmera escura utilizando cloreto de prata sobre um papel. Em 1827, Joseph cobriu de betume uma placa de estanho e, após expô-la oito horas ao sol, obteve uma imagem de um pombal, que era a paisagem do seu escritório.

 

Paralelo a este, o inglês William Fox Talbot desenvolveu um processo chamado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata. Em 1835, Darregue também desenvolveu um processo fotográfico, usando prata numa placa de cobre denominado daguerreótipo, surgindo daí a oficialização da data. Tornou-se mais popular por atender à demanda da classe média na época da Revolução Industrial.