Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

7 de abril de 2017, 14:15 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Egresso de Engenharia Ambiental é o primeiro Secretário de Meio Ambiente do Estado 

Prof. Me. Marcos Mesquita; Secretário de Meio Ambiente, Saulo Arouche e o prof. Sérgio Silva.

O gestor do campus Turu da Universidade Ceuma, prof. Sérgio Silva, recebeu a visita do egresso do curso de Engenharia Ambiental, Saulo Pereira Arouche. O visitante foi recepcionado pelo gestor e pelo coordenador do curso de Engenharia Ambiental, prof. Me. Marcos Mesquita. Saulo Arouche é o primeiro Secretário de Meio Ambiente do Estado com formação técnica específica da área, empossado nesta gestão do município de Santa Helena – MA.

Segundo o gestor do campus Turu, durante muito tempo, o Estado do Maranhão passou por momentos de fragilidade técnica para conduzir áreas distintas no processo evolutivo das tecnologias. “Atualmente a Universidade Ceuma vem fortalecendo o cenário da inovação, das tecnologias e da sustentabilidade no Estado do Maranhão, com muito entusiasmo, e isso contagia os egressos e possibilita o sucesso no mercado de trabalho. A formação do Saulo Arouche pode ser tratada como um excelente exemplo de formação acadêmica, pois, desde o início, ele foi bastante envolvido com todo o processo de ensino, pesquisa e extensão”. O prof. Sérgio Silva ressaltou ainda que: “tudo isso retrata a essência do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma que, além de ser precursor dessa formação no Estado do Maranhão, tem colaborado muito para o desenvolvimento local”.

O prof. Me. Marcos Mesquita, coordenador do curso de Engenharia Ambiental, falou sobre a importância de ter um egresso secretário ambiental de um município do Maranhão: “Ele reconhece a realidade que foi passada no meio acadêmico. Surgirão desafios, e ele vai conseguir gerenciá-los e resolvê-los, pois já passou por várias experiências na academia”.

“Um grande diferencial, quando se está no meio acadêmico, é a pesquisa, a iniciação cientifica, e eu fui direcionado para esse ramo acadêmico desde o 3º período, em que estudei a balneabilidade das praias de São Luís; e o contato com a ciência é fundamental quando se está no mercado de trabalho. Você não é apenas um graduado, você se destaca por ter um diferencial, a pesquisa”, relatou o secretário.

Saulo Arouche destacou sua alegria por voltar ao Ceuma. “Este momento é de grande honra pelo fato de ter saído da Instituição, formado em Engenharia Ambiental, e voltar agora para dar a resposta para a universidade e para a sociedade; além de mostrar também que o engenheiro ambiental tem um vasto campo para a sua atuação.”