Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

25 de maio de 2017, 14:29 - Por Assessoria de Comunicação

I Fórum Acadêmico em Saúde Mental – “A loucura e seus paradigmas”

Aconteceu, na terça-feira, dia 16, o I Fórum Acadêmico em Saúde Mental, promovido pelo curso de Psicologia da Universidade Ceuma.

O evento teve como principal objetivo promover a discussão e o debate sobre a luta antimanicomial. Para a professora e organizadora do Fórum, Gabriela Guterrez, a perspectiva é fazer essa discussão com discentes e docentes do curso de Psicologia e convidados externos. “O evento traz também a participação de pessoas acometidas de transtornos mentais que venham a ser inseridas na sociedade”.

O acontecimento contou com a presença da coordenadora da Unidade de Acolhimento Estadual, Lucilene Castro, que reforçou a importância do olhar da sociedade para o Dia de Luta Antimanicomial. “Prender nunca será uma opção,  existem outras formas de cuidados com essas pessoas. Não podemos excluí-las da sociedade, mas sim inseri-las para que assim elas se tornem produtivas; isso é de extrema importância”.

Para a acadêmica do 5º período do curso de Psicologia, Tamyres Ribeiro, o Fórum de Saúde Mental é de extrema importância para a formação acadêmica dos alunos, pois a sociedade ainda carrega um preconceito com pessoas que possuem algum tipo de síndrome psiquiátrica. “Querendo ou não, a questão das doenças psiquiátricas e do saber psiquiátrico ainda sofre uma intolerância nos dias de hoje e eventos como este promovem a quebra de tabus e preconceitos em relação à saúde mental”.

O evento também contou com a participação da coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Ceuma, Melina Serra, que fez a ressalta sobre a existência de outras possibilidades de tratamentos, já que os que aconteciam antigamente não são mais eficazes. “O Fórum veio para discutir que possibilidades a Psicologia e outras ciências também podem oferecer para o acompanhamento das pessoas que têm algum tipo de transtorno”.

A aluna do 1º período do curso de Direito, Jaiane Prazeres, contou que o evento lhe despertou um grande interesse e que, mesmo não sendo aluna do curso de Psicologia, decidiu participar, pois acredita que o Fórum irá lhe agregar muito dentro da área que escolheu atuar. “O evento trata de assuntos do nosso interesse, então precisamos ter uma base de como estão as coisas hoje, de como elas foram antes e como pretendemos mudar essa realidade para que se localize no direito e possa defender a causa”.

No período da noite, os alunos participaram de uma mesa-redonda, composta pelos professores Dr. Sandro Eduardo Rodrigues, Dra. Patrícia Rose da Costa Silva e pela Dra. Thayara Silva Castelo Branco.

No encerramento, os estagiários de Psicologia do CAPS III Dr. Bacelar Viana apresentaram uma peça teatral, cujo tema é: “Somos todos iguais”. “A peça relata diversos sentimentos, através de gestos, que exemplificam que somos todos iguais, independente de classe social, crença ou cor”, contou Juliane, aluna do 9° período de Psicologia. No final da peça, os alunos declamaram um poema que refletia sobre o respeito e o cuidado com as pessoas.