Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

18 de junho de 2013, 17:36 - Por Conteudo Digital

LAAG de Odontologia participará de 3 eventos da área

A Liga Acadêmica de Anatomia Geral da Universidade Ceuma (LAAG), do curso de Odontologia, teve trabalho aprovado em 3 eventos da área. São eles o I Fórum Internacional de Perícia em Marca de Mordida, o I Congresso de Imaginologia e Radiologia Forense e a VI Jornada de Medicina e Odontologia Legal, que acontecerão nos dias 4,5 e 6 de julho, em Salvador, Bahia.

IMG_1627A Liga Acadêmica de Anatomia Geral da Universidade Ceuma (LAAG), do curso de Odontologia, teve trabalho aprovado em 3 eventos da área. São eles o I Fórum Internacional de Perícia em Marca de Mordida, o I Congresso de Imaginologia e Radiologia Forense e a VI Jornada de Medicina e Odontologia Legal, que acontecerão nos dias 4,5 e 6 de julho, em Salvador, Bahia.

A pesquisa, com o tema “Análise do papel do Odontologista no processo de identificação por arcada dentária dos vinte e um corpos carbonizados na explosão do Centro de Lançamento de Alcântara- MA” será apresentada pela presidente da LAAG, a aluna Lays Azulay, do 5° período de Odontologia.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com os estudantes Luana Demetrio, Mônica Mendes, Valderlane Colares e Waltonne Sousa e Lays Azulay, com orientação da Profª. Roberta Desterro e Silva da Cunha, todos integrantes efetivos da Liga Acadêmica de Anatomia.

Segundo Lays Azulay, o trabalho tem como importância evidenciar o papel do Odontologista na identificação de corpos carbonizados, tomando como exemplo a tragédia do Centro de lançamento de Alcântara, que completa dez anos em agosto deste ano. “Os elementos dentais geralmente são preservados indefinidamente após a morte e proporcionam dados para a comparação ante mortem e post mortem, uma vez que até a estatura dos indivíduos, estimativa do sexo e raça podem ser descobertas a partir das dimensões e características dos dentes, além de permitir comparação com a análise da documentação Odontológica”, explicou.

Os elementos dentários poderão, ainda, fornecer material biológico para análises de DNA, que se revelam primordiais para a identificação de casos em que a documentação odontológica não se fará presente.