Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

7 de maio de 2014, 18:33 - Por Conteudo Digital

Processo seletivo para participar da Liga Acadêmica de Medicina da Família e da Comunidade

medicinaA Liga Acadêmica de Medicina da Família e da Comunidade (LAMEFAC) da Universidade Ceuma torna público o edital do processo seletivo da liga. A liga propõe trazer um visão multidisciplinar sobre a saúde, sendo as inscrições abertas para os acadêmicos dos cursos de: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental; Estética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Ambiental, Medicina, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. As inscrições estão até o dia 14 de maio, pelo inbox pelo perfil facebook da Liga (https://www.facebook.com/profile.php?id=100008254272575).

O processo seletivo será norteado pelo seguinte edital: https://www.dropbox.com/s/6bxx36loh29r0f9/Edital%20LAMEFAC.pdf. Serão ao todo 7 (sete) vagas disponíveis, a entrevista dirigida descrita no edital será realizada no dia 20 de maio, às 19 horas, em uma das salas do curso de Medicina.

O médico de família e comunidade é, por excelência, um médico de Atenção Primária à Saúde, ou seja: deve ter um vínculo com seus pacientes antes mesmo deles adoecerem, e quando esses sentirem algo deve ser o primeiro médico a ser consultado. Dessa forma, nessa especialidade os médicos estão em uma posição privilegiada para fazer promoção de saúde, prevenção de doenças, diagnóstico precoce, e mesmo o tratamento de doenças que façam parte de sua capacidade clínica — na MFC não existe dicotomia entre prevenção e cura.

A visita domiciliar (ou domiciliária) é parte importante da semiologia para os médicos de família e comunidade, mas as consultas são realizadas prioritariamente no consultório médico, a não ser em contextos específicos como o dos pacientes acamados. Outro recurso importante é o conhecimento da comunidade onde o paciente habita, o compreende desde infraestrutura até valores culturais; esse aspecto é mais importante na Estratégia Saúde da Família.

O médico de família e comunidade atende a pessoas de todas as idades e a ambos gêneros, de maneira continuada e integral. Trabalha em equipe interdisciplinar. Segundo a literatura mundial este profissional é resolutivo em 80 a 90% das questões que demandam assistência à saúde. Esta especialidade resgata a relação médico-paciente prejudicada pela grande fragmentação decorrente da ultra-especialização da Medicina.