Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

25 de setembro de 2015, 17:58 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Rafael Suzuki realizou palestra na Universidade Ceuma

Alunos de Enga. Elétrica, Mecânica e de Produção assistiram a palestra.

O piloto de Stock Car, Rafael Suzuki, fez uma palestra no Auditório Josué Montello dia 24 de setembro na Universidade Ceuma. A palestra foi voltada para os alunos de Engenharia.

O evento teve como objetivo mostrar a importância do Engenheiro na formação de novos profissionais do automobilismo.  A Palestra foi dividida por Rafael em três partes. Ele falou sobre as Curiosidades tecnológicas que existem nos carros de Stock Car, a importância dos Engenheiros para os pilotos, patrocinadores e todo o segmento e, por fim, sobre o Mercado de trabalho.

Suzuki tratou da importância dos Engenheiros nesse esporte ‘‘É uma necessidade que temos no automobilismo. Queremos ter mão de obra qualificada e isso é um interesse mútuo. Queremos que esse profissional entenda que, se ele for um o profissional dedicado e esforçado, terá portas abertas’’, disse.

Ele falou do campo da participação do público feminino no automobilismo, ‘‘Na stock Car não há preconceito. Para as mulheres o espaço também está aberto, inclusive, tenho uma engenheira na nossa equipe, que é muito capacitada e faço questão de trabalhar com ela. A mensagem que tenho para as mulheres, é que continuem insistindo, e para todos os alunos, que trabalhem para o futuro deles’’.

Rafael Suzuki, 28 anos, já foi Campeão Brasileiro, Campeão sul americano, Campeão Regional no Maranhão, terceiro colocado na fórmula 3 na Alemanha e no Japão.  E há dois anos está na Stock Car.

Iniciou as suas primeiras manobras na cidade de Imperatriz, onde começou a se destacar ganhando seus primeiros prêmios de Karts. Morou sete anos na Europa e três anos no Japão. Rafael disse que considera São Luís a sua segunda casa e sempre, que está no Brasil, passa mais tempo no Maranhão que em São Paulo.