Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

10 de abril de 2014, 23:51 - Por Conteudo Digital

Reinício das atividades na Brinquedoteca da Universidade Ceuma

DSC_1468No dia 07 de abril foram retomadas as atividades da Brinquedoteca do Campus Cohama. O espaço pedagógico, que foi reaberto em novembro de 2013, surgiu da parceria entre cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional e busca investir na educação das crianças e na formação de novos educadores.  As atividades são realizadas na segunda e quarta, das 15h00 às 17h30.

O projeto brinquedoteca busca contribuir na formação pedagógica, cognitiva e motora das crianças, de forma lúdica. As crianças de 02 a 05 anos da Escola Padre Xavier vão usufruir do espaço para brincar, interagir com outras crianças e conhecer outras formas de aprendizado, através do espaço lúdico. São disponibilizados brinquedos que envolvem a matemática e o português, ajudando a criança a aprender brincando.

A coordenadora do projeto, Prof.ª Marcia Valéria Melo, afirma que esse espaço é importante para o curso de Pedagogia, pois é um lugar que, além de permitir que as alunas enriqueçam seus conhecimentos na área pedagógica, é um espaço em que as crianças da comunidade têm oportunidade de fazer um trabalho de desenvolvimento. “As futuras pedagogas da Universidade Ceuma têm a oportunidade de pôr em prática tudo que foi trabalhado durante o curso. Nós temos um espaço de brincadeiras, porém brincadeiras direcionadas ao desenvolvimento da criança, um espaço onde temos o maior carinho em estar desenvolvendo aqui no campus Cohama no curso de pedagogia”, disse.

A dona de casa, Rafaela de Sousa Teixeira (22 anos), é mãe das crianças Cristhian Yuri (04 anos) e Clara Emanuela (6 meses)  e diz que brinquedoteca é muito importante para os seus filhos, pois nesse espaço eles terão um acompanhamento de profissionais competentes. “Será observado o desenvolvimento deles, se são hiperativos ou muito calmos. Isso significa muito na vida deles. Eu os trouxe aqui, para que possam conhecer o mundo da leitura, os recursos de interação e lazer e muitas outras coisas que a brinquedoteca pode oferecer a eles”, afirmou.

“A Terapia Ocupacional observará e avaliará o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças e irá trabalhar a questão do estímulo no desenvolvimento delas, juntamente com a pedagogia, que verá a parte escolar. Nós vamos auxiliar nesse processo de desenvolvimento de acordo com a idade da criança, com o meio social que ela vive, a parte motora e mental que envolve a cognitiva”, ressaltou a terapeuta ocupacional, Prof.ª Ozires Caroline Dias.

A aluna Josimary Nascimento, do 6º período de Pedagogia, diz que participar desse projeto está sendo muito importante. “Como já trabalho em uma escola, ter experiência é mais uma etapa da faculdade para eu pôr em prática a teoria, pois só na prática nós percebemos as dificuldades, as vivências e essa é uma oportunidade de que o aluno deve participar”, exclamou.