Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

18 de junho de 2013, 14:17 - Por Conteudo Digital

Ceuma e Tramando Teatro abrem Curso de Teatro

Por iniciativa do Professor Marcos Barros, Reitor da Universidade Ceuma, após convite feito ao Diretor Teatral e Ator Armando Veras (Tramando Teatro), a Universidade abre inscrições para o Curso de Teatro na Coordenadoria de Extensão.

teatroPor iniciativa do Professor Marcos Barros, Reitor da Universidade Ceuma, após convite feito ao Diretor Teatral e Ator Armando Veras (Tramando Teatro), a Universidade abre inscrições para o Curso de Teatro na Coordenadoria de Extensão.

O projeto é uma parceria da Universidade Ceuma com a companhia Tramando Teatro. O Curso de Teatro é aberto à comunidade, tem vagas limitadas e preços especiais. Será dividido em módulos. O primeiro terá duração de seis meses com início em julho, término em dezembro e como prova final a apresentação de um espetáculo no mês de janeiro de 2014. As aulas ocorrerão no Teatro Josué Montello, localizado no Campus Renascença, às quintas (noturno) e sábado (matutino).

O curso será dirigido por Armando Veras juntamente com a equipe de profissionais da Tramando Teatro. “Vamos iniciar as aulas com trabalho corporal de ritmo, concentração, respiração, postura cênica, história do teatro mundial e com foco principal na aprendizagem prática através de leituras cênicas e atividades de palco. O objetivo é criar o grupo oficial Ceuma de Teatro, com atores se registrando profissionalmente na área, o DRT”, afirmou.

Esse projeto teve sua primeira edição na Universidade Ceuma, em 1999, com Reynaldo Faray e Armando Veras como seu assistente de direção e cenógrafo. Assinaram juntos projetos de grandes espetáculos como: “A Grande Estiagem” de Isaac Gondim Filho e “A bruxinha que era boa” de Maria Clara Machado, além de performances e pequenos textos realizados em datas comemorativas. E com a saída de Faray do CEUMA, para cuidar exclusivamente da sua escola de balé, Veras assumiu o cargo de Diretor do TECE, na época, Teatro Escola do Ceuma, implementando outras atividades culturais como cinema, concursos poéticos e shows musicais, além dos espetáculos “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupery e “O Sítio do Picapau Amarelo” de Monteiro Lobato.

Para a abertura desse novo projeto teatral, serão realizados no mês de julho no Teatro Josué Montello os espetáculos infantis: “Feiurinha – A Semente das Bruxas” assinado por Armando, com músicas de Nuno Lilah Lisboa, coreografia de Tatiane Sampaio, cenários e figurinos de Manoel Freitas e arranjos/Studio Zeca Maranhão. No elenco: Rosiane Estevão, Marcio Amaral; Daiane Alves, Tatiane Sampaio, Manoel Freitas e Mestre Bigorna. E o premiado “João e Maria” com direção de Veras, músicas de Nuno Lilah Lisboa e cenários e figurinos Manoel Freitas. No elenco: Stephanny Moura, Manoel Freitas, Nunoh Lilah Lisboa, Daiane Alves, Marcio Amaral e Tatiane Sampaio.

Seleção para novos atores: A Tramando Teatro realizará no dia 15 de junh, às 9h, teste para novos atores, na sua sede que fica na Rua Isaac Martins, 64, Centro. Serão selecionados cinco novos integrantes, que entrarão na companhia fazendo atividades diversas, aulas de corpo e voz com Nuno Lilah e preparando-se para trabalhos futuros. Informações: 96117266 (www.tramandoteatro.blogspot.com)

As inscrições para o Curso de Teatro da Universidade Ceuma CEUMA podem ser realizadas pelo site https://www.extranet.ceuma.br/sitenovo/extensao/dadoscurso2.asp?codcurso=1352&codcampus=01 ou pelo número 3214-4242.

 Saiba +

A Companhia Tramando Teatro realiza há 15 anos, na Capital e no interior, espetáculos na sua maioria infantis, com qualidade reconhecida nos figurinos, na trilha sonora e na equipe de profissionais que envolvem musicistas, coreógrafa, artista plástico e atores).  Como exemplo de qualidade, o espetáculo “Serenata Histórica”, ganhador do prêmio Cazumbá 2012, realizado pela companhia há seis anos pelas ruas históricas onde são encenadas, através da poesia, as maiores lendas maranhenses.